ALERTA DE CARNAVAL - METANOL

O metanol é um tipo de álcool diferente daquele encontrado nas bebidas alcoólicas (o etanol): ele é altamente tóxico e não deve ser ingerido em nenhuma circunstância, pois provoca efeitos graves à saúde, como cegueira irreversível, danos neurológicos e até a morte em casos mais específicos.
A intoxicação pode ocorrer quando bebidas são adulteradas ou fabricadas de forma clandestina, sem controle sanitário ou fiscalização oficial.
Casos de intoxicação e mortes relacionadas ao uso de bebidas com metanol já foram registrados em diversas partes do país nos últimos meses. Só o estado de São Paulo anotou até o momento 52 casos confirmados, sendo 12 óbitos - todos associados ao consumo de bebidas batizadas.
Em muitos desses episódios, as vítimas consumiram destilados comprados em locais sem registro ou de produtos sem garantia de confiabilidade.
Como identificar e se proteger
Autoridades de saúde e especialistas reforçam as principais medidas para que você não tenha problemas durante os dias de folia:
- Prefira bebidas lacradas, com rótulo e selo fiscal de fabricantes legalizados. Produtos sem lacre ou com aparência suspeita devem ser evitados;
- Desconfie de preços muito abaixo dos praticados no mercado. Isso pode ser um indício de produtos irregulares ou falsificados;
- Evite comprar bebidas em locais informais ou clandestinos, como vendedores de rua sem licença ou estabelecimentos sem controle sanitário oficial;
- Beba sempre com moderação e hidrate-se bem, pois fatores como calor, desidratação e mistura rápida de bebidas podem agravar os efeitos de qualquer substância tóxica.
Principais sintomas de alerta
Os primeiros sinais de intoxicação podem aparecer entre 6 e 24 horas após a ingestão e muitas vezes são confundidos com sintomas de ressaca.
Porém, dores abdominais intensas, visão borrada ou turva, confusão mental, náuseas e vômitos repetidos merecem atenção imediata.
Ao observar qualquer um desses sintomas após ingerir bebida alcoólica, a orientação é procurar imediatamente atendimento médico e informar que houve consumo recente de álcool. O diagnóstico e o tratamento precoces podem ser decisivos para evitar consequências graves, como a cegueira.
Mobilização Nacional
Estados e municípios têm reforçado a atuação das vigilâncias sanitárias e forças-tarefa para identificar e retirar produtos suspeitos de circulação, além de orientar o setor de bares, restaurantes e distribuidores sobre a necessidade de garantir origem segura e regular às bebidas comercializadas.
A escolha consciente do consumidor (assim como denunciar possíveis irregularidades), é tida como parte fundamental na prevenção para garantir que o Carnaval seja uma festa alegre e segura.
CUIDADO!
