Brasil e China fortalecem cooperação com rota marítima direta entre Guangdong e Amapá
Um dos avanços mais relevantes nas relações comerciais entre Brasil e China é a criação de uma rota marítima direta entre a Grande Baía de Guangdong e o Porto de Santana, no Amapá, atualmente em fase experimental. A iniciativa promete reduzir em cerca de 14 dias o tempo de transporte em relação às rotas tradicionais, fortalecendo a integração logística e a participação brasileira nas cadeias globais de valor.
Na última sexta-feira (15), o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, reuniu-se com o vice-governador de Guangdong, Zhang Hu, para apresentar oportunidades de comércio de produtos da bioeconomia da Amazônia, especialmente do Amapá, valorizando práticas de manejo agrícola das populações tradicionais.
Reconhecida como a maior potência econômica da China e líder do PIB nacional, Guangdong abriga o maior número de empresas chinesas com atuação no Brasil, em setores como indústria automobilística, tecnologia da informação e comunicação (TIC) e manufatura avançada.
Waldez Góes destacou que a experiência da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau pode inspirar parcerias em áreas como bioindústria, transição energética, infraestrutura sustentável, desenvolvimento urbano e cooperação científica. Ele defendeu ampliar o comércio para além da soja, café e carne, incluindo produtos como açaí, cacau, mel, chá, vinho e champanhe.
Zhang Hu afirmou que Guangdong está disposta a ampliar as cooperações bilaterais e otimizar o layout das rotas para fortalecer a conexão portuária e marítima com o Brasil.
A rota foi formalizada em 4 de novembro de 2024 por meio de protocolo entre os dois países. Além disso, foi lançada a Plataforma Integrada de Serviços Econômicos e Comerciais Sino-Latino-Americana, em parceria com a empresa chinesa Zhuhai Sino-Lac e a Companhia Docas de Santana, para simplificar processos comerciais, reduzir barreiras e impulsionar a logística estratégica.
O governo brasileiro também conta com o apoio da ApexBrasil, que inaugurou um escritório em Shenzhen, Guangdong, em julho, reforçando a ponte comercial e tecnológica entre as duas nações.