fenômeno climático La Niña está em processo final de enfraquecimento

05/02/2026

Em fevereiro de 2026, o fenômeno climático La Niña está em processo final de enfraquecimento e deve ser oficialmente encerrado até o fim do mês, segundo a Climatempo. Isso significa que ele já não exerce influência relevante sobre o clima brasileiro.

Sem a forte influência da La Niña, outros sistemas atmosféricos como corredores de umidade, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ganham destaque ao longo do mês de fevereiro, favorecendo a formação de grandes áreas de chuva em várias regiões do país.

Fevereiro deve apresentar padrão típico de verão: dias abafados com ar quente e muita umidade, o que facilita a ocorrência de pancadas de chuva intensas e temporais, principalmente nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. As chuvas podem ser frequentes, porém irregulares, com variações de volume entre diferentes locais.

No quesito temperatura, a previsão indica que o calor permanecerá acima da média histórica em grande parte do Brasil, especialmente no Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, além de áreas do Sul. Capitais como Belo Horizonte, Campo Grande, Cuiabá, Goiânia e Brasília devem registrar temperaturas mais elevadas do que o normal para o mês.