Gripe aviária: OMSA confirma encerramento de caso em granja comercial no Brasil

27/06/2025

A Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) declarou oficialmente, na sexta-feira (20), o encerramento do caso de gripe aviária de alta patogenicidade (H5N1) registrado em uma granja comercial em Montenegro (RS).

A confirmação veio por meio da atualização do status do caso da doença no site oficial da organização, agora classificado como "encerrado". O Brasil já havia enviado uma autodeclaração à OMSA comunicando que o foco de gripe aviária estava encerrado.


"Em 18 de junho, 28 dias após a aplicação da política de abate sanitário (incluindo desinfecção) no único estabelecimento afetado e considerando a vigilância realizada de acordo com o capítulo 10.4 do Código Terrestre da OMSA, o evento é considerado encerrado. Junto com este relatório final, o Brasil enviou à OMSA uma autodeclaração de liberdade da doença", afirmou a OMSA.

O surto, primeiro e único caso em granja comercial no país, foi detectado em 12 de maio em uma criação de matrizes no Rio Grande do Sul. Diante disso, foi determinando o abate sanitário de todas as aves do local, além da imposição de barreiras sanitárias na região.

Com a decisão da OMSA, o Brasil recupera seu status sanitário internacional, essencial para o comércio global de produtos avícolas. O país é o maior exportador mundial de carne de frango e espera a retomada da comercialização para os mercados para os quais os embarques estavam suspensos. A retomada, contudo, depende do aval da autoridade sanitária de cada país importador.

Fonte:
https://www.canalrural.com.br/