Mandioquinha de Piedade

07/08/2025

O artigo apresenta dados sobre a produção e comercialização da mandioquinha (Arracacia xanthorrhiza) no município de Piedade, São Paulo. De acordo com informações da CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), Piedade foi responsável por 25,5% do total de mandioquinha comercializado no Entreposto Terminal São Paulo entre maio e agosto de 2025, ficando em segundo lugar no ranking nacional, atrás apenas de Tapiraí (SP).

A mandioquinha é um tubérculo nativo dos Andes, amplamente cultivado em regiões de clima frio e altitude elevada. Apesar de uma queda de 43,3% no preço em relação ao mesmo período de 2023, o produto ainda é destaque na CEAGESP, sendo cotado a R$ 7,96/kg na última segunda-feira (29). A redução de preços se deve à maior oferta registrada nesta época do ano, considerada o pico da safra, além das boas condições climáticas em regiões produtoras como Piedade, Tapiraí, Apiaí e Socorro.

Versátil e altamente nutritiva, a mandioquinha é rica em carboidratos, vitaminas e minerais, tornando-se item essencial na culinária brasileira. O Brasil é atualmente o maior produtor mundial desse tubérculo. Com um cenário de queda nos preços, mas alta produtividade, os produtores piedadesenses seguem consolidando o município como referência nacional no cultivo de alimentos saudáveis e de alta qualidade.