Tarifaço do Trump

"Os pescados e, em especial, a tilápia, não foram incluídos na lista dos produtos que ficaram excluídos da taxa de 50%. A entrada em vigor da nova taxação será dia 6 de agosto e até lá nós continuaremos a embarcar filé fresco de tilápia via aérea. Continuamos conversando com os parceiros americanos para inclusão da tilápia, mas acreditamos ser fundamental o início das negociações do presidente Lula com o presidente Trump."
A nota também destaca a relevância do produto no mercado internacional:
"Os Estados Unidos são o maior importador de filé de tilápia do mundo e, neste momento, não há outro país capaz de suprir a demanda por filé fresco. O maior fornecedor de filé congelado para os EUA é a China, portanto, a negociação entre os governos americano e chinês também será crucial para o futuro do nosso negócio."
O que vem pela frente?
Com a proximidade do dia 6 de agosto, o setor produtivo brasileiro segue monitorando os desdobramentos da medida e torcendo por avanços diplomáticos. A exclusão de produtos como o suco de laranja mostra que há margem para negociação — mas também evidencia a urgência de articulação política para evitar prejuízos significativos em cadeias produtivas altamente dependentes do mercado americano, como a da tilápia.
A movimentação do governo brasileiro, especialmente do presidente Lula, será determinante nos próximos dias. A diplomacia econômica estará no centro das atenções — e os setores mais afetados aguardam, com expectativa, os próximos capítulos dessa disputa tarifária.
Quer saber como aproveitar esse momento a seu favor?
Entre em contato conosco:
sintrarursorocaba.com.br/contato