Nossa história

Em 1967, alguns trabalhadores rurais, percebendo a necessidade de ter um órgão de representatividade na região (Sorocaba, Piedade, Votorantim, Capela do Alto, Salto de Pirapora, Araçoiaba da Serra), devido a não terem estrutura, apoio, pagamentos justos, a maioria sem benefícios trabalhistas, e, por falta desta entidade, alguns pequenos produtores rurais, entendendo a precisão de ter um órgão que os representassem, já que, individualmente não conseguiam obter condições para competir com os grandes e médios produtores, resolveram num grupo de amigos, buscar pessoas com os mesmos objetivos e interesses sobre o assunto.
Depois de diversos encontros sobre o assunto, muita conversa e troca de informações, chegou-se a composição do que seria a criação de um "SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE SOROCABA E REGIÃO",
Primeiros Diretores:
- Diretor Presidente - João Rodrigues Bueno
- Secretário - Honório de Almeida Barros
- Tesoureiro - Reinaldo Chiebao
- Suplentes - Osmar dos Santos; António Veiga; Laércio Sampaio
- Conselho Fiscal - João Hernandes;
Bonifácio Martins Torresilhas; Cesário Moreno - Conselho Fiscal Suplentes - Aristides Ferreira Mendonça; Angelino de Oliveira; João Mendes Galvão
- Conselho Federativo - João Rodrigues Bueno; Honório Almeida Barros Sobrinho; Reinaldo Chiebao
- Suplentes Conselho Federativo - Salvador Fernandes Rodrigues; João Batista Pinheiro; Benedito Garruti.
Em 17 de agosto de 1967, o então Ministro do Trabalho e Previdência Social, Jarbas Passarinho, durante o Governo Presidencial do Marechal Artur da Costa e Silva, outorgou a Carta Sindical.
No dia 24 de setembro de 1967, durante uma recepção realizada na rua da Penha - Sorocaba, onde estiveram presentes diversas autoridades e representantes legais de instituições, como por exemplo: Dr. José Rotta (presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo, o qual fez, oficialmente, a entrega do documento), Armando Pannunzio (Prefeito Municipal), Dr. José Crespo Gonzales (Secretário das Finanças da Prefeitura de Sorocaba), entre outras personalidades e centenas de lavradores presentes. Tornando assim, legitimado o "SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE SOROCABA E REGIÃO".
DIRETORIA EFETIVA
PRESIDENTE
Janete Nilo Nascimento
DIRETOR ADMINISTRATIVO
Jean Harlei Nilo
DIRETOR FINANCEIRO
Augusto Antonio de Oliveira
SUPLENTES DIRETORIA
Misael Rodrigues
Josias Xavier Pereira
Alípio B. X. De Oliveira
DELEGADOS REPRESENTANTES EFETIVOS
Janete Nilo Nascimento
Jean Harlei Nilo

SUPLENTES CONSELHO FISCAL
Dirceu de Oliveira
Ailton José Cardoso
Adilson A. A. De Oliveira
DELEGADOS REPRESENTANTES SUPLENTES
Luiz Ayres de Pontes
Ailton José Cardoso
Convenções
A Convenção Coletiva de Trabalho entre o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sorocaba e Região (SINTRARUR) e os empregadores rurais da região estabelece regras para salários, benefícios, condições de trabalho, segurança e saúde, assistência e contribuições. Alguns dos principais pontos incluem: reajuste salarial de 8,219% em 2024, piso salarial de R$ 1.580,00, jornada de trabalho de 6 horas diárias, garantia de salário substituição, auxílio funeral, pagamento de salários durante doença, adicional por tempo de serviço, contribuições sindical, assistencial e confederativa, e estabilidade provisória para trabalhadores em idade de serviço militar e gestantes.
Segue arquivos para download, separados por região.